UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

01/04/2010 - 20h35

Petrobras avalia comprar fatia em refinaria no Japão

RIO DE JANEIRO (Reuters) - A Petrobras informou nesta quinta-feira que está avaliando a compra de uma fatia na refinaria Nansei, em Okinawa, no Japão, tornando-se assim única proprietária do ativo, segundo comunicado da estatal.

Mais cedo, o jornal Nikkei divulgou que a estatal está finalizando a compra de uma participação de 12,5 por cento na refinaria, detida pela Sumitomo.

"A Petrobras comunica que recebeu, hoje, comunicado da Sumitomo Corporation informando o interesse da companhia japonesa de exercer o direito de venda para Petrobras de 12,5 pro cento das ações do capital social da refinaria...", afirmou a estatal em um comunicado.

"A Petrobras irá analisar a questão, tendo como base os termos estabelecidos no acordo de acionistas em vigor."

O valor que a estatal brasileira poderá pagar à Sumitomo não foi revelado.

Em 2008, a empresa brasileira comprou 87,5 por cento da refinaria por 56 milhões de dólares.

A unidade pode ajudar na estratégia da Petrobras de vender petróleo brasileiro a partir de um centro de distribuição em Okinawa, reforçando a participação da estatal no mercado do asiático.

A refinaria Nansei Sekiyu tem capacidade para refinar 100 mil barris diários e iria passar por uma modernização, que foi suspensa no ano passado diante da crise financeira, que reduziu a diferença entre o preço dos petróleos pesado e leve no mercado.

A Petrobras planejava levar petróleo pesado do campo de Roncador, na bacia de Campos, para ser refinado no Japão, mas com o estreitamento da diferença de preços não haveria vantagem no ganho de margem.

A Nansei também conta com um terminal de petróleo e derivados para armazenamento de 9,6 milhões de barris, três piers com potencial para receber navios de produtos de até 97.000 tbp e uma monobóia de carregamento para navios petroleiros do tipo Very Large Crude Carrier (VLCC) de até 280.000 tbp.

(Por Denise Luna e Brian Ellsworth no Rio de Janeiro e Shailesh Kuber em Bangalore)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host