UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

05/04/2010 - 19h26

Aposta em retomada valoriza Nova York apesar de volume menor

Por Ellis Mnyandu

NOVA YORK (Reuters) - As ações norte-americanas encerraram em alta nesta segunda-feira, aproximando o índice Dow Jones dos 11 mil pontos. Sinais de uma retomada no mercado de trabalho do país aumentaram esperanças de que a economia esteja se fortalecendo. Além disso, a previsão para lucros corporativos é positiva.

Papéis de companhias ligadas a recursos naturais estiveram na dianteira dos ganhos, por expectativas de que a economia em recuperação elevará a demanda.

O Dow Jones subiu 0,43 por cento, a 10.973 pontos. O S&P 500 avançou 0,79 por cento, a 1.187 pontos. E o Nasdaq ganhou 1,12 por cento, a 2.429 pontos.

Os futuros do petróleo em Nova York fecharam acima de 86 dólares o barril e ofereceram grande impulso ao segmento de energia, com as ações da Exxon Mobil em alta de quase 1 por cento, enquanto a Chevron subiu 1,3 por cento.

O índice S&P de energia ganhou 1,6 por cento, ao passo que o índice S&P voltado a matérias-primas apreciou-se 1,2 por cento.

No primeiro pregão após dados do governo mostrarem que a economia criou em março o maior número de empregos em três anos, investidores conheceram relatórios que endossaram o tom positivo.

O setor de serviços do país --que responde pela maior fatia da economia norte-americana-- cresceu acima das expectativas no mês passado, ao passo que as vendas pendentes de casas subiram mais que o esperado em fevereiro .

"Os dados são favoráveis. Eles de alguma forma reafirmam o que os investidores em ações têm pensando todo esse tempo", disse Steve Goldman, estrategista de mercado da Weeden, em Greenwich, Connecticut. "A economia está se movendo. Primeiro, foi a reposição dos estoques; agora o consumidor está ficando mais confiante."

Os papéis de melhor desempenho incluíram os de empresas de consumo e de tecnologia. Apple avançou 1,1 por cento, a 238,49 dólares, máxima histórica, após as vendas iniciais do iPad superarem algumas previsões no lançamento do aparelho, no sábado.

O volume de operações foi baixo, tornando o pregão o segundo menos movimentado do ano.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host