UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

05/04/2010 - 13h42

Setor de serviços dos EUA acelera expansão em março

Por Steven C. Johnson

NOVA YORK (Reuters) - O setor de serviços dos Estados Unidos cresceu em março com a maior velocidade em quase quatro anos e os contratos pendentes de revendas de moradias aumentaram em fevereiro, de acordo com dados divulgados nesta segunda-feira que mostraram mais sinais de retomada econômica.

O Instituto de Gestão de Fornecimento (ISM, na sigla em inglês) subiu em março pelo terceiro mês consecutivo, para 55,4, maior nível desde maio de 2006. Em fevereiro, o índice estava em 53,0. A projeção de economistas era de 54,0.

Um número acima de 50 indica expansão do setor.

As bolsas de valores subiam após os números, com alta de 0,4 por cento do índice Dow Jones.

Outros relatórios mostraram na semana passada que o setor manufatureiro dos Estados Unidos se expandiu pelo oitavo mês seguido em março, crescendo no maior ritmo desde julho de 2004, e que o mercado de trabalho criou o maior número de vagas em três anos.

"Parece que as boas notícias continuam", disse Alan Gayle, estrategista-sênior de investimentos da Ridgeworth Investments, em Richmond, Virgínia. "Tudo isso sugere que a recuperação da economia está se convertendo em geração de emprego."

Um relatório separado da Associação Nacional das Corretoras mostrou que os contratos de vendas pendentes de moradias tiveram um crescimento inesperado em fevereiro.

Os dois relatórios divulgados nesta segunda-feira "estão dando suporte à ideia de que a recuperação continua", disse Tom Porcelli, economista sênior do RBC Capital Markets, em Nova York. "Estamos andando --não há jeito melhor de dizer."

O setor de serviços dos Estados Unidos representa aproximadamente dois terços da atividade econômica do país, e analistas dizem que o crescimento desse setor antecipa o movimento nos gastos dos consumidores e no emprego.

O componente de emprego do ISM subiu ligeiramente em março, enquanto que as novas encomendas tiveram um salto.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host