UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

09/04/2010 - 17h44

Apenas 2 empresas compram energia em leilão do sistema isolado

RIO DE JANEIRO, 9 de abril (Reuters) - O primeiro leilão de energia a partir de biomassa para a futura integração dos sistemas isolados do país ao Sistema Interligado Nacional terminou com a venda para apenas duas distribuidoras, do Pará e de Roraima.

Segundo comunicado da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) nesta sexta-feira, venderam energia para a Celpa e a CERR as empresas Gaia Energia e a Brasil Bio Fuels, respectivamente. A Celpa comprou cerca de 617 megawatts-hora e a CERR, 458 megawatts-hora.

Além das duas, fazem parte do sistema isolado a Amazonas Energia (AM), Boa Vista Energia (RR), Cemat (MT), Ceron (RO) e Eletroacre (AC).

O preço da energia negociada variou de 148,50 reais MWh por megawatt-hora a 149,00 reais o MWh, indicando um ligeiro deságio em relação ao preço-teto inicial, que variava de 149 a 156 reais o MWh.

Segundo o presidente da Comissão Especial de Licitações da Aneel, Helzio Neves Guerra, o resultado ficou dentro das expectativas devido ao pouco tempo que as empresas tiveram para se preparar e a Aneel para outorgar empreendimentos.

"A baixa procura se deve ao prazo, foi muito corrido", explicou Guerra por meio de um assessor.

Outros leilões serão realizados para suprir a demanda das distribuidoras que entram no SIN a partir de 2011.

Os contratos firmados pelas empresas terão duração de 15 anos e no caso do Pará a entrega da energia está prevista para 2012 e em Roraima em 2013.

(Por Denise Luna)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host