UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

12/04/2010 - 13h10

Acordo na Europa deve facilitar emissão de bônus gregos

Por George Georgiopoulos e Lefteris Papadimas

ATENAS (Reuters) - A forte queda nos juros dos bônus após a aprovação no domingo de um pacote de resgate da zona do euro à Grécia deve acabar com as dúvidas sobre a capacidade de Atenas de emitir 1,2 bilhões de euros em títulos da dívida na terça-feira e cortar o custo da venda.

Os mercados saudaram a notícia de que os Estados da zona do euro emprestarão até 30 bilhões de euros neste ano para Grécia a uma taxa de juros de cerca de 5% por meio da compra de bônus estatais. A novidade alimentou o fechamento de posições vendidas e puxou a alta das bolsas e do euro.

Os investidores internacionais miravam atentamente a oferta de títulos de terça-feira, um pouco preocupados de que ela não fosse bem-sucedida, mas operadores disseram que Atenas deve emitir facilmente os 1,2 bilhões de euros a uma taxa muito mais baixa do que na semana passada.

"O contexto para o leilão de amanhã é muito positivo, com os spreads da parte curta da curva caindo de forma expressiva nesta manhã", disse o analista de bônus Ioannis Siokos, do BNP Paribas. "Eu acho que haverá forte demanda pelos títulos, já que o cenário de moratória está fora do caminho."

A Grécia precisa rolar 3,85 bilhões de euros de dívidas com vencimento próximo e 8,2 bilhões de euros de bônus de cinco anos neste mês. O chefe da agência de dívida do país disse que, fora os rolamentos de dívida, a Grécia não tem outras necessidades de financiamento em abril.

Os rendimentos dos bônus de 10 anos gregos caíam cerca de 60 pontos-básicos, para 6,6 por cento nesta segunda-feira, reduzindo o prêmio que os investidores pedem para comprar essa dívida ao invés do bônus referencial alemão para 334 pontos-básicos, o menor spread desde o final de março.

Agora, os mercados estão esperando os resultados de um roadshow nos Estados Unidos, feito para promover os bônus denominados em dólar, que o governo disse nesta segunda-feira que continuaria como planejado até o final de abril.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host