UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

12/04/2010 - 14h15

Ainda não está claro quando acabou a recessão nos EUA, diz agência

Por Emily Kaiser

WASHINGTON, 12 de abril (Reuters) - É muito cedo para determinar quando a recessão dos Estados Unidos terminou, pois os dados que mostram a retomada do crescimento estão sujeitos a revisão, disse nesta segunda-feira a entidade que estabelece o ciclo de negócios no país.

"Apesar de a maioria dos indicadores ter subido, o comitê decidiu que a determinação da data exata baseada nos dados atuais seria prematura", disse a Agência Nacional de Pesquisa Econômica (NBER, na sigla em inglês), maior instituição de pesquisa econômica dos EUA.

"Muitos indicadores são preliminares neste momento e serão revisados nos próximos meses", disse o grupo.
A NBER disse que seu comitê de datas de ciclos de negócios, um grupo de economistas que sinaliza quando a recessão começa e termina, fez uma reunião no dia 8 de abril para considerar se tinha dados suficientes para determinar o fim da última depressão.

O grupo examina uma série de indicadores, não somente o Produto Interno Bruto (PIB), para determinar quando os ciclos de negócios começam e terminam, e é conhecido por esperar muitos meses antes de fazer suas avaliações.

Durante a recessão anterior, que terminou em novembro de 2001, a NBER esperou até julho de 2003 para fazer a determinação, em parte porque o desemprego continuou a aumentar depois do fim do ciclo de negócios.

Porém, alguns membros do comitê disseram recentemente acreditarem que a recessão terminou no início do segundo semestre do ano passado, julgando pelo crescimento econômico, pelo desemprego e por outros fatores.

Muitos economistas privados pensam que a recessão deve ter acabado em junho ou, talvez, alguns meses depois. A economia retomou o crescimento no terceiro trimestre de 2009, apesar de o desemprego ter continuado a crescer por mais alguns meses.

A NBER disse que o comitê reafirmou que a recessão começou em dezembro de 2007.

(Reportagem de Emily Kaiser)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host