UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

15/04/2010 - 14h04

Brasil voltará a ter superavit em conta corrente em 2012, diz Mantega

RIO DE JANEIRO, 15 de abril (Reuters) - O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou nesta quinta-feira que o Brasil deve voltar a registrar superavit em transações correntes em 2012, acompanhando a recuperação da economia mundial.

 

"O problema (deficit em transação corrente) está presente até 2011. Em 2012, com a retomada mundial, vamos voltar a equilibrar as contas", disse ele em evento no Rio de Janeiro.

"Mesmo com deficit de 2,5% do PIB, não há risco nenhum, diferentemente do passado, quando se tinha deficit em transações correntes, dívida externa alta e reservas baixas."

Segundo ele, a perda nas transações correntes é compensada pelo investimento externo e fluxo externo.

Mantega disse ainda prever que a inflação brasileira irá desacelerar nos próximos meses, lembrando que embora algumas pessoas tenham se assustado com a inflação maior no primeiro bimestre, o período foi impactado em grande parte por fatores sazonais.

"Tivemos um aumento de transporte, no álcool por causa da chuva, mas os alimentos vão cair, e a gasolina também (vai cair)... Nos próximos meses, a inflação por todos os índices será descendente, de modo que nos próximos 12 meses a inflação fique em 4,6% a 4,7%, o que é bem razoável para uma inflação anual." 

(Reportagem de Rodrigo Viga Gaier; texto de Vanessa Stelzer; Edição de Alexandre Caverni)
 
 

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host