UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

15/04/2010 - 13h52

Mantega: Brasil voltará a superávit em conta corrente em 2012

RIO DE JANEIRO, 15 de abril (Reuters) - O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou nesta quinta-feira que o Brasil deve voltar a registrar superávit em transações correntes em 2012, acompanhando a recuperação da economia mundial.

"O problema (déficit em transação corrente) está presente até 2011. Em 2012, com a retomada mundial, vamos voltar a equilibrar as contas", disse ele em evento no Rio de Janeiro.

"Mesmo com déficit de 2,5 por cento do PIB, não há risco nenhum, diferentemente do passado, quando se tinha déficit em transações correntes, dívida externa alta e reservas baixas."

Segundo ele, a perda nas transações correntes é compensada pelo investimento externo e fluxo externo.

Mantega disse ainda prever que a inflação brasileira irá desacelerar nos próximos meses, lembrando que embora algumas pessoas tenham se assustado com a inflação maior no primeiro bimestre, o período foi impactado em grande parte por fatores sazonais.

"Tivemos um aumento de transporte, no álcool por causa da chuva, mas os alimentos vão cair, e a gasolina também (vai cair)... Nos próximos meses, a inflação por todos os índices será descendente, de modo que nos próximos 12 meses a inflação fique em 4,6 a 4,7 por cento, o que é bem razoável para uma inflação anual."

(Reportagem de Rodrigo Viga Gaier)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host