UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

15/04/2010 - 20h28

Mineiros retomam produção da CSN, ameaçam nova parada

SÃO PAULO (Reuters) - A produção de minério de ferro em Casa de Pedra, mina da CSN em Minas Gerais, foi retomada no final da tarde desta quinta-feira e deve ser normalizada até o final da noite após ter sido interrompida pela manhã, informou o presidente do Sindicato Metabase Inconfidentes.

"Os trabalhadores seguem mobilizados, em estado de greve. Se a empresa não mudar a postura nas negociações pode ocorrer nova greve por tempo indeterminado", afirmou por telefone Valerio Vieria dos Santos, presidente da entidade. Ele acrescentou que novas assembleias serão realizadas na próxima semana.

Segundo o sindicato, a paralisação envolveu cerca de 1.300 dos 2 mil funcionários de Casa de Pedra, mas a CSN contestou a informação, minimizando o tamanho da mobilização. Os trabalhadores pedem pagamento imediato de 3 salários como forma de participação nos lucros, enquanto a CSN fez proposta de 1,3 a 1,9 salário, informou a entidade.

Representantes da CSN não puderam comentar o assunto imediatamente.

Casa de Pedra é a principal unidade de produção de minério de ferro da CSN e será incluída em uma unidade de mineração do grupo que será alvo de abertura de capital até o final de junho.

Segundo comunicado do sindicato, há reclamação também sobre as condições de trabalho em Casa de Pedra. "Quatro trabalhadores morreram em acidentes de trabalho nos últimos dois anos", afirmou Santos.

(Por Alberto Alerigi Jr.)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host