UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

19/04/2010 - 17h40

Dólar volta a cair após duas altas seguidas e fecha a R$1,755

Por Silvio Cascione

SÃO PAULO (Reuters) - O dólar recuou nesta segunda-feira, com a perspectiva de fluxo positivo ofuscando o cenário favorável à valorização da moeda no exterior em uma sessão com pouca volatilidade.

A divisa norte-americana terminou o dia a 1,755 real, em queda de 0,40 por cento. No mesmo horário, o dólar subia 0,2 por cento ante uma cesta com as principais moedas.

O dólar agora tem baixa acumulada de 1,46 por cento no mês frente ao real, e alta de 0,69 por cento no ano.

O ambiente internacional continuava cauteloso com as acusações de fraude contra o Goldman Sachs. O humor também era afetado, principalmente na Europa, pelos problemas no setor aéreo causado pela erupção de um vulcão na Islândia.

Mas, após dois dias de alta do dólar frente ao real no final da semana passada, a moeda norte-americana encontrou espaço para uma ligeira desvalorização nesta segunda. De acordo com profissionais de mercado, a entrada de recursos predominou sobre as saídas, embora sem muita intensidade.

O volume de operações no mercado à vista somava mais de 3 bilhões de dólares perto do fechamento, de acordo com dados parciais da clearing (câmara de compensação) da BM&FBovespa. O número era próximo ao registrado nos últimos pregões.

Para os próximos dias, o volume pode ser comprometido pela interrupção dos negócios na quarta-feira pelo feriado de Tiradentes, avalia Arnaldo Puccinelli, gerente de mercados financeiros da corretora Terra Futuros.

O mercado, no entanto, ainda trabalha com previsão de continuidade do ingresso de recursos no país no curto prazo. Entre as operações agendadas está a oferta de ações do Banco do Brasil e diversas emissões de dívida --que ganharam uma nova referência de juro após a captação soberana pelo Tesouro Nacional na semana passada.

Nos mercados de dólar futuro e cupom cambial, os estrangeiros mantinham 2,9 bilhões de dólares em posições vendidas na moeda norte-americana no final da semana passada, de acordo com dados da BM&FBovespa.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host