UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

27/04/2010 - 20h20

EPE inclui 478 usinas em leilão de energia de fontes renováveis

SÃO PAULO (Reuters) - A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) informou nesta terça-feira que cadastrou 478 empreendimentos interessados em participar do Leilão de Energia de Reserva, que será realizado ainda no primeiro semestre com foco apenas na viabilização de fontes renováveis de energia.

Segundo a EPE, as usinas inscritas somam 14.529 megawatts (MW) de potência instalada e geram energia elétrica a partir de centrais eólicas, termelétricas movidas à biomassa e Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCH).

De acordo com a EPE, a fonte de energia que recebeu o maior número de projetos cadastrados na EPE é a eólica, com 399 parques de geração e um total de 10.569 MW de potência instalada. As térmicas à biomassa totalizaram 61 empreendimentos com 3.706 MW de capacidade instalada, enquanto as PCHs representaram 18 usinas no cadastramento para o Leilão de Reserva, equivalentes a 255 MW.

"O leilão contará com três produtos para negociação de térmicas à biomassa, sendo um para entrega a partir de 2011, outro para início em 2012 e outro para 2013. Os produtos de negociação de centrais eólicas e PCHs terão o início de fornecimento em 2013", segundo a EPE.

A contratação de energia de reserva para o Sistema Interligado Nacional (SIN), conforme a EPE, tem o objetivo principal de aumentar a segurança e a garantia de fornecimento de energia elétrica ao país.

(Por Carolina Marcondes)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host