UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

28/04/2010 - 10h25

Bancos chineses podem precisar levantar mais capital--BC

PEQUIM (Reuters) - O banco central da China estimulou nesta quarta-feira um levantamento de capital pelos principais bancos do país, depois de um salto recorde no financiamento no ano passado.

Dado o volume de capital que precisa ser levantado, os bancos terão que diversificar seus canais de obtenção de recursos para minimizar o impacto sobre o mercado, disse o BC.

Os grandes bancos estão planejando levantar centenas de bilhões de iuans em capital novo, uma perspectiva que vem pesando sobre a bolsa de valores de Xangai.

Os grandes bancos correm o risco de romper os requerimentos mínimos de suficiência de capital depois de emprestarem um recorde de 9,6 trilhões de iuans em 2009, afirmou o BC.

"Para aumentar a capacidade dos bancos comerciais de absorver risco e garantir a estabilidade financeira, os bancos precisam reabastecer suas bases de capital", afirmou a autoridade monetária.

O BC não especificou como os bancos podem levantar os recursos, mas disse que eles devem agir de acordo com as regras regulatórias.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host