UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

28/04/2010 - 16h59

CNI mostra uso da capacidade acima do usual em março

BRASÍLIA (Reuters) - A utilização da capacidade instalada na indústria ficou acima do usual em março, mês em que os estoques permaneceram abaixo do planejado, mostrou sondagem da Confederação Nacional da Indústria (CNI) nesta quarta-feira.

No mês passado, a UCI efetiva em relação ao usual ficou em 54 pontos, um aumento de 5,1 pontos frente a fevereiro. Dados acima de 50 pontos indicam uso da capacidade instalada acima da média histórica para o período.

No primeiro trimestre, a indústria operou, em média, com 74 por cento da sua capacidade instalada. O dado representou uma queda de 3 pontos percentuais frente ao trimestre anterior e alta de 6 pontos frente ao mesmo período de 2009, quando a atividade sofria os efeitos da crise global.

"Os dados mostram o primeiro trimestre quase recuperando os efeitos da crise", afirmou a jornalistas Renato da Fonseca, gerente-executivo de pesquisas da CNI, ao destacar que a UCI ainda ficou ligeiramente abaixo da registrada no primeiro trimestre de 2008, de 75 por cento.

O indicador de estoque efetivo-planejado na indústria ficou em 48,7 pontos em março, ante 48,8 pontos em fevereiro.

No mês, o indicador de evolução da produção teve um aumento expressivo, de 12,1 pontos, e atingiu 62,9 pontos. No trimestre, o indicador de crescimento de emprego industrial ficou em 55,5 pontos, o maior desde o terceiro trimestre de 2004.

O indicador de acesso ao crédito melhorou no primeiro trimestre frente ao último trimestre de 2009, tendo passado de 44,1 para 45,3 pontos, mas ainda é considerado difícil e permaneceu abaixo do registrado no mesmo período de 2008, antes da crise.

(Reportagem de Isabel Versiani)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host