UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

28/04/2010 - 12h40

Lucro do BBVA supera expectativa e inadimplência fica estável

Por Judy MacInnes

MADRI (Reuters) - O segundo maior banco da Espanha, BBVA, registrou índice estável de inadimplência e superou expectativas do mercado para seu lucro líquido no primeiro trimestre, adicionando força às perspectivas de recuperação das instituições espanholas atingidas pela crise no mercado imobiliário.

A índice de inadimplência foi de 4,3 por cento, o mesmo do final de dezembro, com redução no registro de calotes e aumento das recuperações de dívidas.

"A melhora foi particularmente sentida nos mercados que mais sofreram com a crise financeira, Espanha, Estados Unidos e México", afirmou o BBVA.

"A estabilização da inadimplência do BBVA é muito positiva, particularmente depois do choque que o mercado recebeu com os números de quarto trimestre", afirmou um analista de uma corretora local.

As provisões somaram 170 milhões de euros no primeiro trimestre, ante 104 milhões de euros um ano antes.

O lucro líquido subiu 0,2 por cento, para 1,24 bilhão de euros, superando previsões de 1,14 bilhão. A receita líquida com juros subiu para 3,39 bilhões de euros frente a 3,27 bilhões de euros um ano antes.

A América Latina mais uma vez se provou um forte motor de lucro para o BBVA. Os ganhos do banco na região subiram 26,1 por cento, para 233 milhões de euros no primeiro trimestre.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host