UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

29/04/2010 - 14h38

Bolsas da Europa sobem com esperança sobre Grécia; BP perde

LONDRES, 29 de abril (Reuters) - As bolsas de valores europeias se recuperaram nesta quinta-feira depois das fortes quedas registradas nos últimos dois dias. Dados macroeconômicos encorajadores e esperanças de que a Grécia esteja mais perto de um acordo de resgate levaram os investidores a retornar às ações.

O FTSEurofirst 300, índice das principais ações europeias, fechou em alta de 1,25 por cento, a 1.070 pontos, depois de ter acumulado queda de 4,2 por cento nas últimas duas sessões, quando os rebaixamentos de Grécia, Portugal e Espanha fizeram os mercados caírem no mundo todo.

"Bons números corporativos estão ajudando o mercado. Os dados macroeconômicos subjacentes são positivos e, se você tiver preços de ações em declínio, você terá boas valorizações", disse Giuseppe-Guido Amato, estrategista da Lang & Schwarz em Frankfurt.

"As preocupações sobre a Grécia aliviaram em certa medida, mas o perigo é que haja novas notícias negativas de Portugal ou da Espanha. Isso (dívida soberana) é uma bomba-relógio e ninguém sabe quando seu cronômetro vai chegar a zero."

As ações do setor financeiro estiveram entre as que mais gaharam, com o STOXX Europe 600 subindo 2,4 por cento e os bancos gregos avançando 13,1 por cento.

Standard Chartered, HSBC, Barclays, Royal Bank of Scotland, BNP Paribas, Société Générale, Crédit Agricole e Natixis ganharam de 0,5 a 2,5 por cento.

Os papéis da gigante do petróleo BP se desvalorizaram 7 por cento após a companhia ter dito que o vazamento no Golfo do México está acontecendo a uma taxa cinco vezes maior do que o inicialmente estimado.

Em LONDRES, o índice Financial Times fechou em alta de 0,56 por cento, a 5.617 pontos.

Em FRANKFURT, o índice DAX subiu 1 por cento, para 6.144 pontos.

Em PARIS, o índice CAC-40 ganhou 1,42 por cento, para 3.840 pontos.

Em MILÃO, o índice Ftse/Mib teve valorização de 0,9 por cento, para 21.695 pontos.

Em MADRI, o índice Ibex-35 avançou 2,69 por cento, para 10.441 pontos.

Em LISBOA, o índice PSI20 encerrou em alta de 4,59 por cento, para 7.339 pontos.

(Reportagem de Atul Prakash)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host