UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

29/04/2010 - 15h37

Ministro alemão: situação de Espanha e Portugal difere da Grécia

RIO DE JANEIRO (Reuters) - Os problemas fiscais de Portugal e Espanha não são similares aos da Grécia, afirmou nesta quinta-feira o ministro da Economia da Alemanha, Rainer Bruederle, que está no Brasil.

O ministro disse que já conversou com autoridades portuguesas para conhecer melhor o problema fiscal do país e em breve visitará Portugal.

Nesta semana a agência de classificação de risco Standard & Poor's rebaixou as notas de Portugal, Espanha e Grécia --esta colocada em grau especulativo.

"Encaro a situação de Portugal e da Espanha de maneira diferente", disse Bruederle.

"No meu caminho de regresso à Alemanha vou fazer escala em Lisboa e manter conversas com representantes portugueses para me informar sobre a situação em Portugal", adicionou.

O ministro alemão afirmou que a ajuda do Fundo Monetário Internacional e da Comissão Européia para combater a crise grega tem como objetivo principal isolar os problemas naquele país e evitar uma contaminação em outras economia da zona do euro. "Queremos limitar a crise à Grécia", destacou Bruederle.

Segundo ele, a Comissão Europeia não conseguiu antecipar ou prevenir a crise grega porque muitos dos dados econômicos repassados pela Grécia estavam incorretos. "Eles gastaram mais que suas posses e precisam optar por um outro caminho".

Bruederle avaliou que a crise grega pode servir de paradigma para a zona do euro e cogitou sanções aos países do bloco que não respeitarem a metas e regras econômicas estabelecidas pela União Europeia.

Segundo o ministro, é preciso se preservar a estabilidade econômica da zona do euro.

"Temos um pacto de estabilidade e crescimento. Temos regras que asseguram a estabilidade. Vamos ter que acrescentar ainda outras regras e pensar na possibilidade de que os membros que não cumprirem as regras não vão receber ajudas estruturais da Comissão Europeia e terão o direito de voto suspenso", comentou.

(Reportagem de Rodrigo Viga Gaier)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host