UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

30/04/2010 - 08h49

Inflação na zona do euro sobe em abril, desemprego fica estável

BRUXELAS, 30 de abril (Reuters) - A inflação na zona do euro subiu dentro do esperado em abril, mas continuou abaixo da meta do Banco Central Europeu (BCE), reforçando as expectativas do mercado para a estabilidade da taxa de juros no bloco até 2011.

Os preços ao consumidor nos 16 países da zona do euro subiu 1,5 por cento em uma base anual, mais que a taxa de 1,4 por cento em março, disse a agência de estatísticas da União Europeia (Eurostat) nesta sexta-feira.

Não estavam disponíveis dados de comparação mensal nem análises detalhadas. Os detalhes serão divulgados no dia 18 de maio.

O BCE quer manter a inflação um pouco abaixo de 2 por cento no médio prazo. Economistas esperam que o banco mantenha as taxas de juros na mínima recorde de 1 por cento até o ano que vem.

Segundo a Eurostat, o desemprego na zona do euro ficou estável em março ante fevereiro, em 10 por cento, alinhado com as expectativas de economistas ouvidos pela Reuters.

A agência estimou que 15,8 milhões de pessoas estavam desempregadas na zona do euro em março, 101 mil a mais do que em fevereiro e 1,39 milhão a mais do que em março de 2009.

(Reportagem de Jan Strupczewski)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host