UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

03/05/2010 - 10h35

CRONOLOGIA-United e Continental formam maior cia aérea do mundo

(Reuters) - A UAL Corp, controladora da United Airlines, anunciou a compra da Continental Airlines por cerca de 3,17 bilhões de dólares em ações, formando a maior companhia aérea do mundo, com receita anual de cerca de 29 bilhões de dólares.

Companhias aéreas ao redor do mundo consideram a consolidação como maneira de cortarem custos e maximizarem oportunidades de receitas.

Veja a seguir outras fusões de grandes companhias aéreas completadas ao longo da última década ou que estão sendo em discussão.

2010 - British Airways e Iberia assinam acordo de fusão em 8 de abril, selando um aguardado acordo para criarem a terceira maior companhia aérea do mundo em receita.

2009 - Lufthansa acerta uma série de aquisições, incluindo Austrian Airlines e bmi.

2008 - Delta Air Lines e Northwest Airlines combinam-se sob o nome Delta. A nova empresa é considerada um modelo sobre como se estrutura e se opera um acordo do tipo em um mercado cada vez mais global. A Delta reduziu prejuízos e espera divulgar lucro para o atual trimestre.

2005 - US Airways é resgatada pela menor America West Airlines, mas a nova companhia assume o nome da maior. A entidade combinada é mais forte e tem uma equipe jovem de administração. Mas a integração de sindicatos de pilotos tem se mostrado problemática.

2004 - Air France compra a holandesa KLM Royal Dutch Airlines e transforma-se na Air France KLM. As empresas ainda operam de maneira separada.

2001 - American Airlines compra a TWA, financeiramente fragilizada, um ícone da indústria aérea norte-americana cujas origens remontam a 1930.

2001 - Japan Airlines e a Japan Air System se fundem e criam a Japan Airlines Corporation.

(Por John Crawley)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host