UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

03/05/2010 - 19h21

Dados apontam recuperação econômica e impulsionam NY

Por Rodrigo Campos

NOVA YORK (Reuters) - As ações norte-americanas encerraram em alta nesta segunda-feira, e o índice Standard & Poor's 500 teve o melhor dia em dois meses, após dados do setor manufatureiro, construção e gastos do consumidor apontarem que a recuperação econômica está ganhando impulso.

O Dow Jones, referência da bolsa de Nova York, avançou 1,30 por cento, para 11.151 pontos. O termômetro de tecnologia Nasdaq subiu 1,53 por cento, para 2.498 pontos. O S&P 500 ganhou 1,31 por cento, a 1.202 pontos.

Os papéis do setor de transporte registraram o melhor dia em seis meses, após um relatório mostrar que o setor manufatureiro cresceu em abril no maior ritmo em quase seis anos. O bom humor também ganhou força depois que a UAL anunciou a compra da Continental Airlines, criando a maior companhia aérea do mundo.

O índice Dow Jones para o setor de transporte avançou 2,9 por cento.

"Todos esses números são bons e continuam apontando que a economia está se saindo muito bem", disse Stephen Massocca, diretor-gerente da Wedbush Morgan, em San Francisco.

Detalhes de um pacote de resgate financeiro dos países da zona do euro para a Grécia também proporcionaram algum alívio nas preocupações envolvendo a crise em Atenas, que vem pondo uma nuvem sobre os mercados nos últimos meses.

Nos EUA, o governo reportou uma alta inesperada nos gastos com construção em março, enquanto as despesas do consumidor subiram pelo sexto mês seguido.

O índice de construção PHLX ganhou 2,4 por cento, amparado pela disparada de 12,4 por cento das ações da Hovnanian Enterprises e pela alta de 2,5 por cento dos papéis da Weyerhaeuser.

O documento sobre o setor manufatureiro, elaborado pelo Instituto de Gestão do Fornecimento (ISM, na sigla em inglês), ajudou a impulsionar ações industriais, entre elas as de Caterpillar e Boeing, ambas listadas no índice Dow Jones.

O índice S&P para empresas de consumo, em alta de 2,1 por cento, esteve entre os de melhor desempenho dentro do

S&P 500.

O Nasdaq foi ajudado pelo avanço de 2 por cento das ações da Apple após a companhia informar que vendeu 1 milhão de iPads.

(Colaborou Chuck Mikolajczak)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host