UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

03/05/2010 - 10h31

Situação financeira de companhias aéreas está melhor, diz Iata

GENEBRA (Reuters) - As companhias aéreas estão em melhor situação neste ano, com ações e tarifas em alta, apesar das cinzas de um vulcão na Islândia que causaram grandes dificuldades em abril, informou nesta segunda-feira a Iata, associação internacional das companhias aéreas.

Em comunicado financeiro, a Iata cita fortes lucros operacionais de grandes companhias aéreas norte-americanas no primeiro trimestre, em um bom sinal para o restante da indústria.

"Resultados operacionais positivos no primeiro trimestre nos Estados Unidos são um bom sinal da melhora esperada no desempenho das companhias aéreas em 2010", disse a Iata.

A associação, cujos 230 membros incluem empresas como British Airways, Lufthansa e Singapore Airlines, acredita que os seis dias de paralisação de grande parte do espaço aéreo europeu no mês passado resultou em1,7 bilhão de dólares em perda de receita.

Contudo, a Iata afirmou que este mercado, cujo desempenho costuma ser confundido com toda a economia, está se recuperando da crise financeira.

"Mesmo depois das cinzas vulcânicas da Islândia, as ações das companhias aéreas subiram 15 por cento neste ano, comparado com o crescimento de 6 por cento do FTSE Global All Cap Index. Os mercados financeiros continuam otimistas em relação ao futuro desempenho financeiro das companhias aéreas", afirma o relatório da Iata.

No mês passado, a associação afirmou que a demanda por transporte aéreo de cargas e passageiros teve avanço em março, mas declinou em abril por conta da erupção vulcânica.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host