UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

04/05/2010 - 09h06

Bolsas da Ásia recuam com preocupação sobre Grécia e China

Por Miral Fahmy

CINGAPURA (Reuters) - As bolsas de valores da Ásia fecharam em baixa nesta terça-feira, pressionadas por preocupações sobre o plano de ajuda à Grécia e o aperto da política monetária da China.

A performance ocorreu apesar de dados dos Estados Unidos terem mostrado que as fábricas do país operaram no ritmo mais rápido em quase seis anos.

"Os mercados parecem ter minimizado o desempenho em Wall Street", disse Lorraine Tan, diretora de pesquisa da Standard & Poor's Ratings Services.

"A Grécia é ainda uma preocupação. As pessoas estão preocupadas com a possibilidade de que esses problemas voltarão a nos assombrar", afirmou ela.

"Também acredito que os mercados estão preocupados sobre o aumento da taxa de juro da China e também sobre a avaliação de que as coisas vão esfriar em se tratando de ações, então há uma questão sobre liquidez também."

O índice MSCI que reúne mercados da região Ásia-Pacífica com exceção do Japão exibia queda de 0,74 por cento, a 419 pontos.

O principal índice de ações de XANGAI teve perda de 1,23 por cento, na primeira sessão desde uma pausa de uma semana durante a qual o banco central chinês informou que elevaria o nível do depósito compulsório para resfriar o mercado imobiliário e a inflação ao consumidor.

Dados dos Estados Unidos, o maior mercado de exportação da Ásia, ajudaram ações da sul-coreana Hyundai a subirem 2,6 por cento. A montadora divulgou vendas recordes no país.

Mas o índice acionário de SEUL teve baixa de 0,14 por cento pressionado por realização de lucros e resultados de empresas decepcionantes no trimestre.

Em SYDNEY, a bolsa caiu 1,01 por cento, no menor nível em dois meses, com o setor de matérias-primas abatido pelo segundo dia. O banco central australiano decidiu elevar nesta terça-feira a taxa de juros do país em 0,25 ponto percentual para 4,5 por cento.

A bolsa de TÓQUIO não operou por feriado.

Em HONG KONG, o mercado se desvalorizou em 0,23 por cento, TAIWAN teve queda de 0,27 por cento e CINGAPURA recuou 1,46 por cento.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host