UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

05/05/2010 - 10h38

Importação de minério pela China deve subir 5% em 2010-Sinosteel

PRAGA (Reuters) - A trading estatal chinesa Sinosteel vê uma alta de 5 por cento nas importações de minério de ferro da China em 2010, para 660 milhões de toneladas, disse o diretor-executivo da Sinosteel Alemanha, em uma conferência.

"A tonelagem está subindo devido ao rápido desenvolvimento da indústria de aço da China", disse Xianhong Li. "Existe uma grande demanda na China (por minério de ferro) e uma escassez no lado da oferta".

A estimativa é de que o maior comprador mundial de minério de ferro eleve sua produção doméstica da matéria-prima do aço para 960 milhões de toneladas neste ano, uma alta de 9 por cento, disse ele. Em 2009 a produção atingiu 880 milhões de toneladas.

A Sinosteel afirma ser a maior importadora de minério de ferro para a China, completou Li, com 45 milhões de toneladas em 2009, volume que ela espera elevar para 80 milhões de toneladas nos próximos 3 a 5 anos.

Li disse que pode haver uma redução no número de importadores de minério de ferro na China devido a exigências rigorosas.

"O número de importadores qualificados será reduzido porque as exigências de qualificação estão cada vez mais rigorosas", disse ele.

Ele também afirmou que uma regulação que não permite importações de minério de ferro com teor abaixo de 60 por cento é uma boa medida para a indústria como um todo.

"Essa prática é do interesse de todos os players, traders e usuários finais na China", disse.

(Por Humeyra Pamuk)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host