UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

05/05/2010 - 09h11

Temor de contágio grego abate Bolsas da Ásia

Por Vikram Subhedar

HONG KONG (Reuters) - A forte queda das bolsas de valores mundiais na véspera atingiu o mercado asiático nesta quarta-feira, em meio a contínuos temores sobre o risco da crise de dívida da Grécia se espalhar para outros países.

O índice MSCI de ações da região Ásia-Pacífico com exceção do Japão recuava 1,79 por cento, para 410 pontos nesta manhã, conforme se intensificava o ceticismo sobre o pacote de resgate fornecido à Grécia pelo Fundo Monetário Internacional (FMI) e pela zona do euro.

"Tem-se a impressão de que a zona do euro está virando um caso perdido e, claro, os rumores sobre a dívida de Espanha e Portugal não estão ajudando", disse Joanthan Cavenagh, estrategista de câmbio do Westpac, em Sydney.

A bolsa de HONG KONG perdeu 2,10 por cento, para 20.327 pontos, atingindo o menor patamar em nove semanas.

"Uma combinação de preocupações incluindo contágio (da Grécia) para Espanha e Portugal, aperto monetário na China, preocupações sobre dívida na Grã-Bretanha e no Japão, ameaça reverter a mensagem positiva dos (recentes) dados econômicos", disse Mitul Kotecha, diretor de estratégia cambial do Crédit Agricole.

O índice de SYDNEY caiu 1,33 por cento, para 4.674 pontos, menor nível desde o início de março. O mercado foi abatido também pela queda nos preços das commodities.

Em XANGAI, por outro lado, houve alta de 0,77 por cento, para 2.857 pontos, em uma recuperação técnica após ter atingido mais cedo a mínima em sete semanas.

As praças de TÓQUIO e SEUL não operaram devido a feriados. CINGAPURA encerrou em queda de 1,41 por cento e TAIWAN recuou 2,95 por cento.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host