UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

08/05/2010 - 17h53

Merkel mira especuladores antes de eleição-chave

BIELEFELD, Alemanha, 8 de maio (Reuters) - A chanceler alemã, Angela Merkel, prometeu defender a estabilidade do euro e se comprometeu a perseguir os especuladores dos mercados financeiros em uma última tentativa de obter votos neste sábado, às vésperas de uma eleição crucial em seu país.

Os conservadores de Merkel e seus aliados Democratas Livres (FDP, em alemão) precisam vencer o pleito regional de domingo na Renânia do Norte-Vestefália, o estado alemão mais populoso, para manter a maioria na Câmara Alta do Parlamento.

A eleição tem sido vista como um referendo dos seis meses do segundo mandato de Merkel. A campanha foi eclipsada pela decisão do governo Merkel de liberar bilhões de euros em empréstimos à Grécia como parte de um pacote de ajuda emergencial da zona do euro.

Merkel, que inicialmente resistiu a concordar com a ajuda por conta da oposição popular, disse aos eleitores da Renânia do Norte-Vestefália em Bielefeldt que os países da zona do euro estão agindo para garantir a estabilidade da moeda e que irão endurecer com os especuladores do mercado.

"Todos os países que têm o euro como moeda irão liderar esta luta pela estabilidade do euro juntos e com determinação", disse ela.

"Por um lado isso significa finanças sólidas, e por outro significa regulação dos mercados financeiros."

"Aqueles que criaram os excessos nos mercados serão solicitados a pagar a conta --são em parte os bancos, os fundos de hegde que devem ser regulados, os especuladores, e concordamos ontem (sexta-feira) em implementar isso mais rapidamente na Europa."

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host