UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

18/05/2010 - 15h14

Toyota paga multa de US$16,4 mi a reguladores dos EUA por demora em realizar recall

WASHINGTON, 18 de maio (Reuters) - A Toyota Motor pagou multa de US$ 16,4 milhões para resolver acusações dos órgãos reguladores norte-americanos de que a companhia demorou muito para fazer um recall de veículos com problemas no pedais de aceleração.

O pagamento da penalidade, no valor máximo permitido pela legislação de segurança automotiva, aconteceu dois dias antes do diretor de vendas da Toyota nos Estados Unidos, Jim Lentz, se apresentar ao comitê do Congresso que investiga os recalls da montadora.

Ao pagar a multa conforme esperado, a Toyota não admitiu ter agido de forma incorreta quanto ao recall por problemas nos aceleradores, alvo de investigação da Administração Nacional de Segurança nas Rodovias (NHTSA na sigla em inglês).

Os reguladores também investigam se a Toyota atrasou um recall em 2009 por problemas com tapete de assoalho que poderia travar o acelerador.

A investigação deve acontecer nos próximos meses e o secretário de Transportes, Ray LaHood, disse na semana passada que a possibilidade de outra multa ser aplicada não está descartada.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host