UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

24/05/2010 - 19h23

Cemig avalia participar de leilões de energia em 2010

SÃO PAULO (Reuters) - A Cemig avalia sua participação nos leilões de energia de geração e transmissão a serem realizados em 2010, informou nesta segunda-feira, o diretor de Finanças da estatal mineira, Luiz Fernando Rolla.

Ele acrescentou, porém, que a empresa não vai participar do leilão de reserva de energias renováveis, inicialmente previsto para até o final do primeiro semestre deste ano, mas que deve ser adiado para agosto.

"Vamos estudar quais são os projetos que atendem às nossas necessidades", afirmou o executivo a jornalistas após evento com profissionais de Relações com Investidores na capital paulista.

De acordo com Rolla, ainda é cedo para dizer se a estatal mineira entrará sozinha ou por meio de consórcios nos futuros leilões, como o de transmissão de energia em 11 de junho e os de geração ainda em 2010. "Sempre cogitamos parcerias para leilões... Isso reduz a necessidade de capital."

O executivo disse ainda que a Cemig deve fazer em 2010 uma captação no mercado doméstico de cerca de 600 milhões de reais para alongar a dívida. "O mercado local tem atendido todas as nossas necessidades", afirmou.

Em relação aos vencimentos de dívidas, o executivo comentou que a Cemig está em uma posição "confortável, com pressão só em 2012".

CHINA

Segundo Rolla, a Cemig chegou a fazer uma proposta para compra dos 12 ativos de transmissão de energia da Plena Transmissoras, mas o preço oferecido pela chinesa State Grid foi "muito mais caro". A State Grid levou sete desses ativos por 3,1 bilhões de reais, incluindo dívidas. O restante não foi vendido.

"Não estamos em boa hora de comprar (ativos de energia)", afirmou.

As ações da Cemig fecharam a segunda-feira em alta de 0,19 por cento, a 26,15 reais. O Ibovespa, por sua vez, recuou 0,57 por cento.

(Por Carolina Marcondes)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host