UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

26/05/2010 - 09h19

Bolsas da Ásia sobem com busca por ações abatidas

Por Kevin Plumberg

HONG KONG (Reuters) - As principais bolsas asiáticas subiram nesta quarta-feira, recuperando-se ante as mínimas em nove meses da véspera, com os investidores procurando papéis mais desvalorizados.

Às 8h18 (horário de Brasília), o índice MSCI que acompanha as bolsas da região da Ásia-Pacífico exceto Japão tinha alta de 2,11 por cento, para 363,18 pontos, ajudado por uma recuperação no setor de tecnologia. O índice acumula 18 por cento de queda desde 15 de abril.

Mas no geral os investidores continuaram a reduzir o risco em suas posições devido às condições financeiras ainda mais difíceis na zona euro, aperto regulatório bancário nos Estados Unidos e antagonismo crescente entre as Coreias.

"Dúvidas e cautela permeiam o mercado. Existem dúvidas se os países europeus do sul são os únicos com problemas de endividamento", disse Suh Dong-pil, analista de mercado da Hana Daetoo Securities, em Seul. "As crescentes tensões com a Coreia do Norte também são negativas."

O estresse nos mercados financeiros trouxe de volta lembranças das consequências da quebra do Lehman Brothers, em 2008, quando uma queda na confiança das contrapartes levou a um congelamento do crédito.

O índice Nikkei de TÓQUIO ganhou 0,66 por cento, para 9.522 pontos, após a mínima em seis meses na véspera, mas ainda era dependente da direção do euro.

"Provavelmente vimos cobertura de posições e busca de papéis baratos hoje, tendo em conta a queda do Nikkei ontem", disse Toshiyuki Kanayama, analista de mercado na Monex, em Tóquio. "Mas ainda há muita incerteza a longo prazo e se o euro continuar volátil como ontem, as coisas podem mudar."

Em HONG KONG, a bolsa fechou em alta de 1,1 por cento, aos 19.196 pontos. XANGAI teve valorização de 0,12 por cento, a 2.625 pontos. TAIWAN avançou 1,14 por cento, aos 7.167 pontos.

Em SEUL, o mercado subiu 1,36 por cento, para 1.582 pontos.

CINGAPURA teve alta de 1,71 pontos, para 2.696 pontos. Em SYDNEY, o ganho foi de 0,98 por cento, para 4.307 pontos.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host