UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

26/05/2010 - 14h00

EPE prevê leilão da usina de Tapajós no fim de 2011

SÃO PAULO (Reuters) - Os leilões de hidrelétricas previstos para 2010 não incluirão a usina de São Luiz de Tapajós (PA), com potência instalada de mais de 6 mil megawatts.

Entretanto, até agosto deste ano seis outras usinas hidrelétricas irão à leilão, disse nesta quarta-feira o presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Maurício Tolmasquim.

"O leilão (de São Luiz de Tapajós) deve ocorrer no final do ano que vem... Estamos tendo dificuldade para licenciar", afirmou Tolmasquim em evento sobre o Plano Decenal de Energia 2010-2019, em São Paulo. De acordo com ele, a EPE se reuniu na terça-feira com o Ibama para discutir assuntos referentes ao licenciamento.

O Ibama está em greve desde meados de abril, mas uma decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) determinou que as áreas de licenciamento e fiscalização voltassem ao trabalho.

De acordo com Tolmasquim, "entre julho e agosto" serão leiloadas as concessões das usinas de Santo Antônio do Jari (AM-PA), Garibaldi (RS), Ferreira Gomes (AM) e Colider (MT), essas já com licença ambiental; além das usinas de Cachoeira (MG-GO) e Ribeiro Gonçalves (PI), ainda sem licenciamento. A potência instalada somada dessas usinas é de 1.104 MW.

Já a usina de Teles Pires, entre Mato Grosso e Pará, deverá ser leiloada no final deste ano. A usina terá capacidade instalada de 1.820 MW e a EPE já protocolou no Ibama o estudo de impacto ambiental da hidrelétrica.

LEILÃO DE RESERVA

Tolmasquim também confirmou que o leilão de reserva de energia renovável deverá, de fato, ocorrer em agosto. A previsão inicial era que a licitação acontecesse até o fim do primeiro semestre.

"O número de projetos era de quase 500 e isso leva tempo para ser analisado", disse Tolmasquim.

Segundo ele, alguns agentes também pediram um adiamento de prazo para entrega de documentos. A portaria com as datas referentes a esse leilão deverão ser divulgadas até o final da próxima semana.

(Por Carolina Marcondes)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host