UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

31/05/2010 - 08h26

Portugal Tel não faz proposta por fatia da Telefónica na Vivo

LISBOA, 31 de maio (Reuters) - A Portugal Telecom não apresentou qualquer proposta para a aquisição da participação que a espanhola Telefónica tem na Vivo, informou a companhia portuguesa.

A empresa também divulgou que não foi "tomada qualquer decisão pelos órgãos competentes nesse sentido, apesar de a Portugal Telecom já ter reconhecido o caráter estratégico da Vivo em diversas ocasiões".

"A Portugal Telecom informa não ter apresentado qualquer proposta à Telefónica relativa à aquisição da sua participação de 50 por cento na Brasilcel", afirma a companhia em comunicado.

Após o conselho de administração da Portugal Telecom ter rejeitado uma oferta de 5,7 bilhões de euros feita pela Telefónica pelos 50 por cento que a Portugal Telecom tem na Vivo, a companhia portuguesa tem estado sob pressão da sócia espanhola, que disse que poderá lançar uma oferta pública de aquisição hostil sobre a Portugal Telecom, bloquear seu acesso aos dividendos da Vivo, ou levar o assunto a uma assembleia geral de acionistas.

O presidente-executivo da Portugal Telecom considerou as ameaças uma "chantagem inaceitável" e tem reiterado a intenção de ficar com a Vivo, que tem sido o principal motor de crescimento da Portugal Telecom.

A Telefónica é a maior acionista da Portugal Telecom, com 10 por cento do capital.

(Por Patrícia Vicente Rua)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host