UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

01/06/2010 - 13h23

Caterpillar compra fabricante de locomotivas por US$820 mi

BOSTON, 1o de junho (Reuters) - A Caterpillar firmou acordo nesta terça-feira para comprar uma fabricante norte-americana de locomotivas por 820 milhões de dólares em dinheiro, expandindo seu negócio de serviços ferroviários para a fabricação de motores.

A maior fabricante mundial de equipamento pesado adquiriu a Electro-Motive Diesel, que gerou 1,8 bilhão de dólares em receita no ano passado, dos grupos de private equity Berkshire Partners e Greenbriar Equity Group.

O novo negócio será parte da operação da Progress Rail da Caterpillar, que agora concorre mais diretamente com a General Electric, outra fabricante norte-americana de locomotivas.

O acordo deve ser concluído até o fim deste ano.

A demanda por locomotivas tem sido fraca, uma vez que a recessão reduziu a necessidade de transporte de commodities.

Por outro lado, as operadoras ferroviárias norte-americanas, incluindo a maior do segmento, a Union Pacific, começaram a apresentar melhoria nos lucros nos últimos meses, com os volumes voltando a crescer depois de dois anos de queda.

No mês passado, a Union Pacific anunciou que elevará investimento este ano para 2,6 bilhões de dólares, com foco em equipamento intermodal, que permite o transporte de produtos também por navios e caminhões.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host