UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

01/06/2010 - 17h43

Dólar acompanha cautela global e abre mês em alta ante real

Por Silvio Cascione

SÃO PAULO (Reuters) - O dólar começou junho em alta frente ao real, acompanhando a instabilidade do mercado internacional em uma sessão com volume acima da média após o feriado nos Estados Unidos e no Reino Unido na segunda-feira.

A moeda norte-americana avançou 0,82 por cento nesta terça-feira, para 1,836 real. No ano, o dólar acumula alta de 5,34 por cento.

No exterior, o euro mantinha-se pouco acima de 1,22 dólar, em queda de 0,5 por cento, após ter caído ao menor nível em quatro anos pela manhã em meio à contínua preocupação com a situação fiscal da Grécia e de outros países da região.

"Nós estamos importando essa volatilidade dos mercados de commodities, das bolsas, das moedas lá fora", disse Jorge Knauer, gerente de câmbio do banco Prosper, no Rio de Janeiro.

O índice Reuters-Jefferies de commodities caía 1 por cento enquanto o mercado local de câmbio fechava. Nas bolsas de valores, o Ibovespa recuava 1,4 por cento e os índices Standard & Poor's 500 e Dow Jones também exibiam perdas.

"Mas, (olhando) no médio e longo prazos, esse tipo de oscilação que a gente teve hoje não é uma volatilidade grande. (O mercado) foi comportado e está dentro da expectativa de volatilidade".

De acordo com dados da clearing (câmara de compensação) da BM&FBovespa, o volume registrado no mercado à vista até poucos minutos antes do fechamento superava 3 bilhões de dólares. A média de maio ficou em 2,8 bilhões de dólares.

De acordo com o operador de câmbio de uma corretora, que não quis ser citado, houve uma entrada pontual de recursos que ajudou a aliviar a alta da moeda norte-americana na metade do dia. Outros profissionais, entretanto, não confirmaram.

Dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior mostraram um resultado acima do esperado para o superávit comercial do país em maio, com 3,443 bilhões de dólares --acima dos 2,623 bilhões de dólares registrados no mesmo período de 2009.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host