UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

04/06/2010 - 08h06

Estoques impulsionam expansão da zona do euro no 1o tri

BRUXELAS (Reuters) - Um forte aumento dos estoques impulsionou o crescimento econômico da zona do euro no primeiro trimestre deste ano, contrabalançando uma contribuição negativa do comércio e quedas nos investimentos e no consumo das famílias.

A agência de estatísticas Eurostat informou nesta sexta-feira que o Produto Interno Bruto (PIB) da região cresceu 0,2 por cento sobre o quarto trimestre, confirmando a divulgação preliminar. O dado do quarto trimestre de 2009 foi revisado para variação positiva de 0,1 por cento contra o terceiro, ante leitura preliminar de estabilidade.

A Eurostat revisou o dado do primeiro trimestre de 2010 ante igual período do ano passado, para alta de 0,6 por cento, ante 0,5 por cento antes. No quarto trimestre, a contração anual foi de 2,1 por cento.

No primeiro trimestre, os estoques contribuíram com 0,8 ponto percentual para o crescimento trimestral. O gasto do governo contribuiu com 0,1 ponto, e as exportações, com 0,9 por cento.

Já as importações subtraíram 1,4 ponto, enquanto o investimento e o consumo das famílias caíram, respectivamente, 0,2 e 0,1 ponto.

(Por Jan Strupczewski)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host