UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

10/06/2010 - 18h53

Vale e siderúrgicas levam índice a máxima em quase 1 mês

Por Aluísio Alves

SÃO PAULO (Reuters) - Petrobras prometia ser a estrela do dia na Bovespa após o Senado aprovar a capitalização da companhia, mas seu brilho foi ofuscado por uma disparada do setor de metais, após dados animadores da economia chinesa.

Na cola do otimismo que inundou os mercados internacionais, o Ibovespa subiu 2,55 por cento nesta quinta-feira, para 63.048 pontos, o maior nível de fechamento em quase um mês.

O senão foi o giro financeiro do pregão, de 5 bilhões de reais, abaixo da média diária das últimas semanas.

De acordo com profissionais do mercado, a notícia de que o volume de importações e exportações da China disparou quase 50 por cento em maio aliviou momentaneamente a tensão com as implicações da crise fiscal da zona do euro sobre a economia global.

Da Europa, aliás, veio outra fonte de otimismo: a informação de que um leilão de bônus soberano da Espanha teve forte demanda do mercado, esvaziando temores de crescente aversão a papéis de sócios da União Europeia afundados em elevados déficits públicos. As ações de bancos dispararam.

"Não foi pouco, especialmente se considerarmos que só tem vindo notícia ruim da Europa nos últimos dias", disse Newton Rosa, economista-chefe da SulAmerica Investimentos.

Em Wall Street, esse pano de fundo contribuiu para fazer os principais índices acionários subirem quase três por cento.

Na bolsa paulista, ações ligadas a metais foram as que mais refletiram o alto astral dos mercados. O papel preferencial da Vale avançou 2 por cento, a 41,22 reais.

Outras companhias do setor foram mais longe. MMX deu um salto de 6,1 por cento, a 11,43 reais. Pouco atrás, o papel preferencial da Usiminas ganhou 5,85 por cento, a 45,40 reais.

O movimento também refletiu o bom desempenho global do setor, após o governo australiano esfriar planos de aumentar impostos para mineradoras.

PETROBRAS

Petrobras ficou em segundo plano, embora analistas tenham recebido com otimismo a notícia de que o Senado aprovou o projeto que prevê a capitalização da companhia.

A Link Corretora manteve recomendação de compra para o papel preferencial da empresa, que subiu 1,2 por cento, a 29,90 reais, também refletindo a alta dos preços do petróleo.

Individualmente, Vivo também contribuiu com pontos positivos para o Ibovespa ao disparar 5,2 por cento, a 53,12 reais.

A operadora de telefonia móvel anunciou pela manhã um plano para ampliar em 18 meses sua cobertura de acesso à Internet com tecnologia 3G de 600 para 2.832 municípios do Brasil, antecipando metas acertadas com a Anatel.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host