UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

15/06/2010 - 19h27

Bolsas dos EUA sobem e S&P 500 supera importante nível

Por Edward Krudy

NOVA YORK (Reuters) - As bolsas de valores norte-americanas fecharam com expressiva valorização nesta terça-feira. O índice Standard and Poor's 500 entrou em território positivo no ano e superou a média móvel dos últimos 200 dias pela primeira vez em um mês, sugerindo que a recente onda de vendas pode estar chegando ao fim.

O Dow Jones, referência da bolsa de Nova York, avançou 2,10 por cento, para 10.404 pontos. O termômetro de tecnologia Nasdaq subiu 2,76 por cento, para 2.305 pontos. O S&P 500 ganhou 2,35 por cento, a 1.115 pontos.

Investidores foram animados por leilões de títulos de Espanha, Bélgica e Irlanda, o que alivou as preocupações com a crise de dívida na Europa. O euro subiu em relação ao dólar e puxou para cima os preços de commodities.

"Você está vendo a renovação da confiança, e isso é certamente evidente na cotação do euro", disse Tom Schrader, diretor-gerente de operações com ações norte-americanas da Stifel Nicolaus Capital Markets, em Baltimore. "Definitivamente, há uma tendência de retorno a ativos de risco."

Papéis ligados ao crescimento global também subiram.

A fabricante de maquinário pesado Caterpillar avançou 4 por cento. Outras multinacionais com grande exposição à Europa, como a fabricante de aeronaves Boeing, também avançaram em sintonia com a moeda única. As ações da Boeing ganharam 4,1 por cento, maior influência positiva no Dow Jones.

O índice de volatilidade da CBOE, o preferido de Wall Street para medir a apreensão do mercado, despencou 9,5 por cento, para 25,87, no menor nível desde meados de maio.

Ações de semicondutores ajudaram o Nasdaq a subir quase 3 por cento, após TSMC e UMC preverem um aumento na demanda nos próximos meses em meio à melhora na economia global e ao crescimento nas vendas de computadores pessoais e outros aparelhos.

A Intel, que domina o mercado de chips, subiu 2,8 por cento. Broadcom saltou 5,7 por cento, e Marvell Technology Group Ltd disparou 8,3 por cento.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host