UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

15/06/2010 - 09h27

Telefónica propõe dividendo extra à Portugal Telecom

MADRI (Reuters) - A Telefónica propôs ao grupo de acionistas da Portugal Telecom o pagamento de um dividendo extraordinário de no mínimo 1 euro por ação caso a oferta que fez pela Vivo seja aceita pela companhia portuguesa.

"No caso de ser aprovada a proposta da Telefónica (pela Vivo)... propõe-se, em complemento à atual política de distribuição de dividendos... distribuir um dividendo suplementar e extraordinário no montante de 1 euro por ação, ou em montante superior", informou a Telefónica.

A empresa espanhola, que controla a Vivo juntamente com a Portugal Telecom, fez uma oferta de 6,5 bilhões de euros para ter o controle total da Vivo. Mas alguns acionistas da Portugal Telecom consideram a proposta insuficiente.

A Portugal Telecom convocou uma assembleia de acionistas para avaliar a oferta em 30 de junho.

A Telefónica controla da forma direta e indireta cerca de 10 por cento da Portugal Telecom.

O Citi afirmou não acreditar que a empresa portuguesa permita que a Telefónica vote nessa assembleia.

"Pode ser que o apoio de outros acionistas não seja suficiente para a Telefónica", afirmou o Citi, recomendando que a operadora espanhola melhore "ligeiramente" sua oferta para chegar a um acordo com o conselho da Portugal Telecom.

"A Portugal Telecom deixou aberta a porta para votar uma oferta mais alta na assembleia de 30 de junho desde que a receba um dia antes", acrescentou o Citi, segundo o qual as sinergias previstas pela tomada de controle da Vivo somariam créditos fiscais de até 1 bilhão de euros.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host