UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

16/06/2010 - 08h30

Bolsas da Ásia sobem; leilões de dívida na Europa animam

Alex Richardson

CINGAPURA (Reuters) - As Bolsas de valores da Ásia subiram nesta quarta-feira, puxadas pelas ações de fabricantes de eletrônicos e de empresas relacionadas a matérias-primas, depois de leilões de dívida europeia terem êxito e animarem as expectativas para o crescimento global e os preços das commodities.

O cobre tinha o sétimo dia de alta, na maior sequência de ganhos desde pelo menos 1993, enquanto os preços do petróleo subiam pelo terceiro dia. Na Europa, leilões de dívida de Espanha, Irlanda e Bélgica viram forte demanda.

"O petróleo está basicamente se movendo com o mercado de ações e o mercado de ações está se movendo com o otimismo e o pessimismo sobre o euro", disse Keichi Sano, diretor-gerente de pesquisa do SCM Securities em Tóquio.

O índice MSCI de ações da região Ásia-Pacífico com exceção do Japão subia 0,92%, para 390 pontos, nesta manhã.

A Bolsa de Tóquio avançou 1,81%, para 10.067 pontos, fechando acima dos 10 mil pontos pela primeira vez em quase um mês.

"A venda especulativa em resposta a notícias negativas que estávamos vendo até agora pode ter tido uma parada, e a cobertura de posição vendida está aumentando", afirmou Masaru Hamasaki, estrategista sênior do Toyota Asset Management.

As fabricantes de eletrônicos foram o destaque de alta, com a Canon subindo 3,9 por cento e a Kyocera, 2,5 por cento, depois das grandes fabricantes de chips de Taiwan preverem aumento da demanda.

Em Seul, houve alta de 0,91%, para 1.705 pontos. Cingapura ganhou 1,02%, a 2.846 pontos.

A Bolsa de Sydney teve variação positiva de 1,2%, a 4.558 pontos.

As Bolsas de Xangai, Hong Kong e Taiwan não operaram devido a feriados.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host