UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

25/06/2010 - 22h01

G8 chega a consenso sobre crescimento versus déficit recorde

HUNTSVILLE, Canadá (Reuters) - Os líderes do G8 concordaram com a necessidade de seguirem focalizados nas metas imediatas de crescimento, enquanto a luta sobre as finanças públicas "vai continuar", disse uma autoridade norte-americana nesta sexta-feira.

"Há um amplo consenso entre os líderes do G8, uma convergência de visões ... sobre como manter um crescimento duradouro, enquanto também se reafirma, claro, os compromissos compartilhados para a continuidade da consolidação orçamentária", disse a autoridade à imprensa.

O funcionário, que conversou com a imprensa durante a cúpula do G8 num resort ao norte de Toronto, no Canadá, fez as declarações sob condição de anonimato.

O presidente norte-americano, Barack Obama, convidou seus colegas do G20, que reúne economias desenvolvidas e potências emergentes como China e Índia, a continuar concentrados no crescimento para garantir uma recuperação autossustentável.

Isso coloca os Estados Unidos contra alguns países da Europa, onde uma crise de dívida provocada pela Grécia levou a um esforço de austeridade nas finanças públicas que Washington teme que seja prematuro.

"O presidente reiterou sua forte convicção de que temos que manter o crescimento duradouro na economia global ... (Obama) destacou que uma parte da estratégia de crescimento inclui consolidação fiscal e redução do déficit, em especial a médio prazo", acrescentou a autoridade.

(Reportagem de Alister Bull e Patricia Zengerle)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host