UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

08/07/2010 - 14h11

Bolsa europeia tem maior nível em 10 dias; bancos avançam

LONDRES, 8 de julho (Reuters) - As ações europeias fecharam no maior nível em mais de uma semana nesta quinta-feira, após dados encorajadores aliviarem o temor em relação à retomada global, enquanto os bancos subiram diante da divulgação de mais detalhes sobre os testes de estresse no setor na Europa.

Novidades sobre ganhos de algumas empresas da região também ajudaram a criar otimismo. O apetite do investidor por risco cresceu, com o índice VDAX-NEW de volatilidade caindo para o menor nível em mais de duas semanas.

O FTSEurofirst 300, mais importante índice acionário europeu, subiu 0,79%, aos 1.013 pontos, o mais alto nível desde meados de junho. Foi a terceira alta consecutiva do índice, que perdeu mais de 7% nas últimas duas semanas.

"Estava caindo bastante e muito rápido. O mercado agora está precificado em função de notícias negativas e incerteza", disse Giuseppe-Guido Amato, estrategista da Lang & Schwarz, em Frankfurt. "Outro elemento que pode fortalecer a recuperação é a expectativa para os resultados do segundo trimestre."

As ações do setor financeiros ficaram entre as líderes de ganhos, com o índice bancário STOXX Europe 600 subindo 1,5%. Barclays, Lloyds, BNP Paribas e Societe Generale avançaram entre 3,2% e 4,3%.

No front macroeconômico, os pedidos de auxílio-desemprego nos Estados Unidos caíram mais do que o esperado na semana passada, para o menor nível em dois meses, levantando uma esperança cautelosa de retomada econômica, que recentemente deu sinais de fadiga.

A agenda econômica trouxe ainda vários dados de redes varejistas que reportaram números melhores do que o esperado nas vendas de junho no conceito de mesmas lojas.

Em Londres, o índice Financial Times fechou em alta de 1,81%, a 5.105 pontos.

Em Frankfurt, o índice DAX subiu 0,71%, para 6.035 pontos.

Em Paris, o índice CAC-40 ganhou 1,57%, para 3.538 pontos.

Em Milão, o índice Ftse/Mib teve valorização de 1,15%, para 20.243 pontos.

Em Madri, o índice Ibex-35 avançou 0,93%, para 10.080 pontos.

Em Lisboa, o índice PSI20 encerrou em alta de 0,9%, para 7.442 pontos.

(Reportagem de Atul Prakash)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host