UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

19/07/2010 - 18h45

Melhora externa levanta Bovespa em dia de opções

Por Aluísio Alves

SÃO PAULO (Reuters) - O cenário externo menos tenso abriu espaço para recuperação da Bovespa, cujo principal índice subiu nesta segunda-feira puxado pelos setores de mineração e financeiro, em sessão turbinada pelo exercício de contratos de opções.

Com um rali nos minutos finais, o Ibovespa fechou o dia valorizado em 1,54 por cento, para 63.297 pontos. O giro financeiro do pregão foi de 6,76 bilhões de reais, sendo 2,42 bilhões de reais relativos ao exercício de opções.

Numa frente, notícias animadoras do setor corporativo nos EUA, de gigantes como Halliburton e Boeing, ofuscaram o pessimismo da manhã com a divulgação de um índice mostrando que a confiança dos construtores no país caiu mais do que o esperado em julho, para o menor nível em mais de um ano.

Em outra, disse Bruno Lembi, sócio da M2 Investimentos, ganhos da bolsa chinesa deram lastro a ações de empresas ligadas a commodities, especialmente do setor de mineração e siderurgia.

"Tem também menos nervosismo com a questão dos testes de estresse com os bancos europeus e uma expectativa melhor com as projeções das empresas na divulgação dos resultados do segundo trimestre", disse o profissional.

O otimismo em relação às divulgações de resultados trimestrais de empresas de tecnologia nos próximos dias foi um dos fatores que levaram os principais índices de Wall Street a fecharem em alta.

Na bolsa paulista, Vale comandou o repique no segmento, subindo 2,6 por cento, para 38,50 reais. Com menor peso no índice, MMX foi ainda mais longe, com um avanço de 3,9 por cento, a 10,70 reais.

O movimento positivo foi reforçado pelo segmento financeiro, com destaque para Itaú Unibanco, apreciada em 2,3 por cento, a 36,90 reais, seguido por Bradesco, com ganho de 2,25 por cento, para 29,49 reais.

A Net subiu 0,5 por cento, a 18,14 reais, uma dia antes de a operadora de TV por assinatura anunciar seus resultados do segundo trimestre. O papel foi o segundo com maior movimentação no segmento de opções, com giro de 612 milhões de reais em opções de venda.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host