UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

26/07/2010 - 19h10

Dólar fecha em alta com expectativa sobre possível swap

Por Silvio Cascione

SÃO PAULO (Reuters) - O dólar à vista fechou em alta nesta segunda-feira, com ajustes de posições no mercado após a sondagem do Banco Central sobre um possível leilão de swap cambial reverso.

A moeda norte-americana terminou o dia a 1,767 real, em alta de 0,40 por cento. No mês, o dólar acumula queda de 2,05 por cento e, no ano, valorização de 1,38 por cento.

A alta do dólar nesta sessão foi um reflexo da sondagem feita pelo BC na sexta-feira, por volta de 17h40, para verificar se havia demanda por um leilão de swap reverso. A sondagem foi confirmada à Reuters por cinco instituições.

Logo após o contato do BC com os bancos "dealers" de câmbio, o dólar futuro --negociado diariamente até as 18h-- acelerou e encerrou a sexta-feira em alta. O movimento desta segunda-feira no mercado à vista foi um ajuste à reação do mercado futuro no fim da tarde de sexta-feira.

"O intuito do BC acho que era tentar segurar um pouco a queda do dólar, e conseguiu", disse Arnaldo Puccinelli, gerente de mercados financeiros da corretora Terra Futuros. "Dá para perceber que o pessoal está zerando posição, está comprando".

"Agora, o que também dá para perceber é que, se não tiver nada no mercado hoje à noite, o mercado deve devolver", disse.

Ainda não havia confirmação sobre o retorno do Banco Central aos swaps reversos, tirados completamente de mercado ao longo de 2009, até junho, após a crise financeira global. Dos dealers que confirmaram a sondagem à Reuters, dois manifestaram interesse no instrumento --um estrangeiro e um nacional--, e um --brasileiro-- disse que não havia demanda.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host