UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

26/07/2010 - 19h58

Localiza investirá R$ 2,5 bi para renovar frota de carros

SÃO PAULO (Reuters) - A Localiza Rent a Car anunciou nesta segunda-feira investimento de 2,5 bilhões de reais para compra de 85 mil carros para renovação de sua frota de veículos.

A companhia irá adquirir modelos das montadoras Fiat, GM, Volkswagen e Ford, "representando cerca de 2,5 por cento da produção nacional" anual de automóveis e comerciais leves.

O Brasil foi um dos únicos países do mundo a apresentar expansão das vendas de carros em 2009, em meio à crise financeira e econômica global. Para estimular a indústria automotiva, forte geradora de empregos, o governo federal reduziu impostos e estimulou a oferta de crédito para a compra de veículos de dezembro de 2008 a meados deste ano.

A Localiza informou que receberá cerca de 50 por cento dos carros no segundo semestre de 2010 e o restante até o terceiro trimestre de 2011. "Cerca de 85 por cento dos carros serão para renovação e 15 por cento para aumento da frota", segundo comunicado.

Oitenta por cento do investimento virá da venda de ativos fixos --carros sem uso que pertencem à Localiza-- e 20 por cento serão financiados com recursos próprios. Atualmente, a empresa possui cerca de 400 milhões de reais em caixa.

A Localiza diz ser a maior rede de aluguel de carros da América Latina, com mais de 450 agências em 9 países. Nos últimos dois anos, o aumento da frota da empresa foi de 9.500 carros ao ano, em média. A companhia terminou junho com 71 mil carros.

Dos 85 mil carros novos, 75 mil serão para a companhia e 10 mil para franqueados.

No acumulado do primeiro semestre de 2010, as vendas de veículos novos no mercado interno totalizaram 1,58 milhão de unidades e a produção atingiu 1,75 milhão de unidades, altas de 9 por cento e de 19,1 por cento contra os seis primeiros meses de 2009.

A Anfavea mantém a previsão de que o setor termine o ano com aumento de 8,2 por cento nos emplacamentos de veículos novos, para novo recorde de 3,4 milhões de unidades.

(Reportagem de Cesar Bianconi)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host