UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

04/08/2010 - 09h00

Posco avalia expansão em aço, carvão e ferro na Indonésia

JACARTA/SEUL (Reuters) - A siderúrgica sul-coreana Posco está estudando a compra de minas de carvão e minério de ferro na Indonésia, afirmou o presidente-executivo da companhia, Chung Joon-yang, na quarta-feira.

"Esperamos encontrar algumas oportunidades de matérias-primas, incluindo minas de ferro e carvão. Esperamos que ocorra este ano", disse o executivo em Jacarta.

A Posco, terceiro maior grupo siderúrgico do mundo, anunciou nesta quarta-feira que montou uma joint venture na Indonésia com o maior produtor de aço do país, a PT Krakatau Steel, prosseguindo com estratégia de aumentar vendas no exterior e se expandir para países ricos em matérias-primas.

A Posco detém 70 por cento do empreendimento, enquanto a Krakatau tem opção de aumentar sua participação de 30 para 45 por cento enquanto o projeto se expande para dobrar sua capacidade anual para 6 milhões de toneladas.

A joint venture vai começar a construção de uma usina com capacidade inicial de 3 milhões de toneladas por ano, com meta de início de produção no início de 2014.

O projeto é a primeira usina integrada internacional construída pela Posco no exterior.

A Posco está planejando uma usina siderúrgica de 12 bilhões de dólares na Índia e considera assumir uma participação de 20 por cento em uma usina siderúrgica operada pela Vale, no Brasil.

A companhia siderúrgica sul-coreana, que superou a Nippon Steel no ano passado ficando atrás da ArcelorMittal, tem como objetivo dobrar o nível de consumo de matérias-primas próprias para 50 por cento em 2014.

(Por Janeman Latul em Jacarta e Miyoung Kim em Seul)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host