UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

05/08/2010 - 12h21

Consumo de energia em julho sobe 8,8% ante julho de 2009, diz ONS

RIO DE JANEIRO (Reuters) - O consumo de energia elétrica no Brasil em julho disparou 8,8 por cento contra igual mês do ano anterior, período ainda sobre impacto da crise financeira iniciada em 2008, mas revelou também alta na comparação com junho, de 1,1 por cento.

Segundo o Operador Nacional do Sistema (ONS), que administra a oferta de carga no país, foram consumidos em julho 55,3 mil megawatts, acumulando no ano uma alta de 10,3 por cento em relação a janeiro-julho de 2009.

"A taxa de crescimento da carga em relação a julho do ano anterior está associada principalmente ao desempenho da produção industrial, cujos sinais de retomada começaram a ser observados a partir de meados do ano passado", informou o ONS.

O operador destacou que a capacidade instalada da indústria no segundo trimestre deste ano foi de 75 por cento, enquanto um ano antes era de 69 por cento.

Com a retomada da indústria o Subsistema Sudeste/Centro-Oeste, região mais industrializada do país e na qual se concentra o agronegócio, teve destaque em julho com consumo 9,2 por cento maior do que no mesmo período de 2009. "Destacam-se os incrementos de carga verificados durante essa retomada pelos setores metalúrgico e extrativo mineral, que têm diversas unidades nesse subsistema, após as reduções ocorridas durante o período da crise econômica iniciada no final de 2008.", diz a ONS.

O Subsistema Nordeste registrou alta de 9,1 por cento e o Sul de 8,3 por cento, na mesma comparação. O Subsistema Norte no entanto ainda sente efeitos da crise econômica mundial, segundo dados do ONS, registrando o menor aumento no consumo, com alta de 5,7 por cento.

(Por Denise Luna)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host