UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

05/08/2010 - 19h02

Net sustenta Ibovespa em dia de cautela antes de dados

Por Silvio Cascione

SÃO PAULO (Reuters) - A disparada das ações da Net ajudou o Ibovespa a garantir um desempenho melhor que Wall Street nesta quinta-feira, mas o mercado como um todo não escapou da cautela que antecede a divulgação de números sobre o mercado de trabalho nos Estados Unidos

O principal índice das ações brasileiras teve alta de 0,2 por cento, a 68.411 pontos. O giro financeiro do pregão foi de 5,13 bilhões de reais na bolsa.

Em Nova York, o índice Standard & Poor's 500 caiu 0,13 por cento. O mercado aguarda a divulgação, na sexta-feira, do relatório do governo norte-americano sobre o nível de emprego em julho.

A ação preferencial da Net, maior empresa de TV por assinatura do país, avançou 13,2 por cento, para 22,63 reais, após oferta da Embratel para comprar a totalidade dos papéis dessa classe da companhia por 23 reais. A Net teve o segundo maior volume do pregão e contibuiu com 0,11 ponto percentual para a alta do Ibovespa .

"Acreditamos que a Net oferece o melhor potencial de crescimento no nosso universo de cobertura... A ação está sendo negociada perto do preço da oferta, o que julgamos atraente, especialmente considerando a possibilidade de que o preço seja elevado posteriormente", avaliou Michel Morin, analista do Barclays. "O preço da oferta parece muito baixo."

Ainda no setor de telecomunicações, as ações da TIM Participações também tiveram valorização expressiva com a notícia do jornal O Globo de que a inglesa Vodafone tem interesse em entrar no mercado brasileiro por meio da empresa.

As ações preferenciais da TIM subiram 5,16 por cento, a 5,50 reais, e as ordinárias avançaram 11,89 por cento, a 8,00 reais.

Quem teve o maior volume do pregão foi a mineradora Vale, com alta de 0,36 por cento, a 44,10 reais. A empresa anunciou que vai expandir a capacidade de sua nova mina de fosfato no Peru, com investimento de 300 milhões de dólares.

A companhia também estimou que os preços do minério de ferro estarão em torno de 140 dólares a tonelada no próximo trimestre, praticamente estáveis em relação aos atuais.

Outra blue chip, a Petrobras subiu 0,31 por cento, a 29,43 reais. A estatal informou à Agência Nacional do Petróleo (ANP) a descoberta de gás natural no bloco ES-M-468.

Na ponta negativa, duas empresas que anunciaram resultados antes deste pregão: a fabricante de materiais de construção Duratex, com queda de 2,66 por cento, a 17,91 reais, e a construtora e incorporadora Gafisa, com perda de 2,63 por cento, a 12,60 reais.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host