UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

05/08/2010 - 20h59

Nippon Steel vê retomada no mercado de aço asiático no 4o tri

Por Yuko Inoue

TÓQUIO (Reuters) - A Nippon Steel, quarta maior produtora de aço do mundo, disse que espera que a atual correção no mercado de aço asiático seja de curto prazo e que a tendência é de recuperação entre outubro e dezembro, após cortes de produção e de estoques na China.

O mercado de exportação de aço da região despencou neste trimestre após a China aumentar suas vendas externas em maio e junho, antes das alterações nas regras tributárias que visavam dificultar exportações, o que levou à Baosteel, líder do setor, a cortar seus preços em até 5 por cento para agosto.

"Esperamos que os preços de aço na China se recuperem após a recente queda nos estoques, e que essa tendência se espalhe com força no resto do mercado de exportação da região", disse o vice-presidente executivo da Nippon Steel, Shinichi Taniguchi, à Reuters em entrevista do dia 3 de agosto.

Ele afirmou que a meta da empresa é aumentar seu preço para exportação acima dos 700 dólares por tonelada no último trimestre do ano, após uma queda de mais de 50 dólares entre julho e setembro.

Mas Taniguchi afirmou que a companhia ainda precisa confirmar quaisquer sinais de queda nos estoques da China.

"A recente retomada nos preços de minério de ferro não tem base nenhuma e ninguém sabe quem está comprando", disse Taniguchi, observando que houve uma queda também nas importações de minério pela China.

O preço à vista de minério de ferro no mercado doméstico chinês saltou quase 20 por cento, para 141,20 dólares por tonelada, na segunda-feira, em comparação com os preços baixos de julho.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host