UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

10/08/2010 - 19h17

TAM tem alta de 18,1% na demanda no mercado doméstico em julho

SÃO PAULO (Reuters) - A TAM, maior companhia aérea do país, anunciou nesta terça-feira aumento do tráfego aéreo no Brasil para seus voos de 18,1 por cento em julho ante igual mês de 2009. A participação de mercado da empresa ficou em 43 por cento.

Já a oferta de assentos subiu 19,1 por cento, resultando em ligeira redução na taxa de ocupação dos aviões em 0,6 ponto percentual, para 71,1 por cento no último mês.

No acumulado do ano até julho, a expansão na demanda foi de 13,3 por cento, enquanto a oferta de assentos aumentou 9,9 por cento. Quando considerados os sete primeiros meses do ano, a ocupação avançou dois pontos percentuais nos voos domésticos, para 66,2 por cento.

Segundo a TAM, o yield --que mede o valor das passagens aéreas-- apresentou pequena queda em julho na comparação com o mês anterior.

"Em julho, temos um grande número de passageiros viajando a lazer, sensíveis a preço, e por isso programam e compram suas viagens com mais antecedência e fora dos horários de pico, onde as tarifas são menores", informou a empresa aérea, citando também aumento de resgates de passagens com uso de pontos do Programa Fidelidade.

No mercado internacional, a TAM viu aumento da demanda de 20 por cento em julho contra um ano antes, com expansão da oferta em 6,4 por cento. Assim, a taxa de ocupação, nesse caso, subiu para 83,9 por cento, décimo mês consecutivo de alta no indicador. A participação de mercado em voos internacionais em julho ficou em 82,7 por cento.

"A forte demanda com alta procura por passagens internacionais se refletiu em um aumento significativo do yield em dólares de 5 a 10 por cento comparado ao mês de junho", segundo a TAM.

No ano até julho, a taxa de ocupação nos voos internacionais foi de 78 por cento, aumento de 7,1 pontos percentuais sobre um ano antes. A demanda subiu 13 por cento e a oferta foi ampliada em 2,7 por cento.

(Reportagem de Cesar Bianconi)

Hospedagem: UOL Host