UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

11/08/2010 - 08h42

Setor de tecnologia pressiona Bolsas da Ásia após Fed

Por Kevin Yao

CINGAPURA (Reuters) - As Bolsas de Valores da Ásia fecharam em baixa nesta quarta-feira, com o setor de tecnologia puxando as quedas depois do Federal Reserve ter tomado na véspera medidas para estimular a economia norte-americana.

O índice MSCI que acompanha as Bolsas da região da Ásia-Pacífico exceto Japão tinha queda de 1,7%, para 408,32 pontos, às 8h07 (horário de Brasília). O indicador foi afetado por empresas de tecnologia, diante dos receios dos investidores de que a demanda corporativa e dos consumidores pode cair.

As quedas regionais foram amplamente contidas, no entanto, uma vez que já era esperada a medida do Fed de comprar mais títulos do governo dos Estados Unidos após uma série de dados econômicos fracos nos últimos meses, que levantaram temores de uma recessão.

Na terça-feira, o banco central norte-americano informou que vai reinvestir o dinheiro de títulos hipotecários na dívida do governo para conter os recentes sinais de fraqueza. A autoridade monetária deixou as taxas de juro perto de zero e renovou promessa de mantê-las baixas por um período prolongado.

"A preocupação com um novo reforço do iene contra o dólar cresceu após os novos passos do Fed para aliviar a política e com o Banco do Japão mantendo sua estratégia", disse Masaru Hamasaki, estrategista sênior da Toyota Asset Management.

O índice Nikkei da Bolsa de Tóquio caiu 2,7%, para 9.292 pontos, prejudicada por empresas voltadas à exportações, como a da Honda Motor, Canon e Sony.

Em Seul, a Bolsa caiu 1,3%, para 1.758 pontos, com a Hynix Semiconductor, segunda maior fabricante mundial de processadores de memória, recuando 4,9%. A baixa acompanhou a queda de rivais norte-americanas por causa do receio sobre vendas fracas de computadores nos Estados Unidos.

Em Hong Kong, o índice Hang Seng fechou em queda de 0,83%, para 21.294 pontos. Xangai conseguiu terminar no azul, com alta de 0,47%, para 2.607 pontos. Taiwan recuou 1,02%, aos 7.895 pontos.

Em Sydney, a bolsa se desvalorizou 1,88%, para 4.455 pontos. Cingapura perdeu 1,17%, para 2.949 pontos.

Hospedagem: UOL Host