UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

16/08/2010 - 15h13

CORREÇÃO-Fábrica da Sumitomo no Brasil inicia operação este ano

(Corrige em matéria publicada em 12 de agosto no título e no 1o parágrafo início das operações para fim de 2010, e não meados de 2011)

TÓQUIO (Reuters) - A Sumitomo Metal Industries, maior fabricante japonesa de dutos usados em explorações petrolíferas, informou que o início das operações de sua fábrica no Brasil, avaliada em 1,6 bilhão de dólares, em parceria com a francesa Vallourec, será adiada para o fim do ano, com os despachos regulares começando em meados de 2011.

A unidade, que terá capacidade para 1 milhão de toneladas anuais de aço bruto, deveria começar a operar em meados de 2010, fabricando 600 mil toneladas de dutos por ano.

"Estamos levemente atrasados, mas pretendemos começar a despachar amostras até o fim deste ano", disse em entrevista à Reuters Saburo Eguchi, gerente executivo na empresa, acrescentando que espera-se atividade plena somente em 2012.

A Sumitomo e a Vallourec, que dominam cerca de 40 por cento do mercado mundial de tubulações para petróleo e gás, planejam vender cada uma metade dos dutos produzidos na unidade.

O mercado de tubulações foi afetado em 2009 pela crise financeira global, mas começou a se recuperar este ano graças à demanda do Oriente Médio, China, Índia, Estados Unidos e Europa.

A Sumitomo Metal, que fornece para grandes petrolíferas como a Exxon Mobil, Royal Dutch Shell e BP quer aumentar os preços semestrais de exportações em 300 dólares por tonelada a partir de outubro devido ao aperto na demanda, afirmou Eguchi.

(Por Yuko Inoue)

Hospedagem: UOL Host