UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

19/08/2010 - 23h10

CTNBio aprova soja resistente a glifosato e a insetos

SÃO PAULO (Reuters) - A Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) aprovou nesta quinta-feira a liberação comercial de uma soja transgênica resistente a insetos e tolerante ao herbicida glifosato, patente da Monsanto, informou nota do Ministério de Ciência e Tecnologia.

Com isso, a companhia norte-americana, a única empresa com variedade de soja transgênica comercializada no Brasil atualmente, fica autorizada pela CTNBio a colocar no mercado mais uma semente da oleaginosa geneticamente modificada.

Em entrevista publicada nesta quinta-feira pela Reuters , o presidente da Monsanto no Brasil, André Dias, afirmou que a empresa prevê para a safra 2012/2013 o lançamento de uma soja inédita no mundo, com uma tecnologia de genes combinados que oferecem resistência ao glifosato de segunda geração e a insetos.

A soja é a principal cultura anual do Brasil, respondendo por cerca de metade da área plantada com grãos e oleaginosas, e na nova safra (2010/11), semeada a partir de setembro, consultorias independentes estimam que o total de transgênicos crescerá para três quartos do total plantado, somente com a soja Roundup Ready, resistente ao glifosato, da Monsanto.

Na reunião da CTNBio, foram aprovados os 34 pedidos de liberação planejada no meio ambiente de produtos transgênicos. O outros sete pedidos de liberação comercial de produtos geneticamente modificados foram retirados da pauta.

(Por Roberto Samora)

Hospedagem: UOL Host