UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

22/08/2010 - 15h02

GM considerou, mas desistiu de listar ações em Hong Kong--fontes

NOVA YORK/HONG KONG (Reuters) - A General Motors considerou listar suas ações no mercado asiático, mas desistiu por considerar que isso atrasaria sua oferta pública inicial de ações (IPO, em inglês), afirmaram pessoas próximas ao assunto.

A GM, que encaminhou planos para listar ações em Nova York e em Toronto esta semana, também estava considerando há algumas semanas abrir seu capital em Hong Kong para reforçar seu foco de crescimento na China --atualmente o maior mercado automotivo do mundo-- e para atrair a crescente gama de investidores da região, segundo as fontes.

O plano foi descartado porque a listagem em Hong Kong atrasaria a meta da GM de realizar a oferta entre o final de outubro e meados de novembro, afirmaram as fontes, que solicitaram anonimato.

"Eu não acho que sinalizar boa vontade em relação à Ásia seja um argumento suficientemente importante para todo o custo e complexidade. Eu não quero ressaltar o custo e a complexidade, mas não é insignificante", disse uma das fontes.

A bolsa de Hong Kong exige três anos de lucratividade ou uma grande capitalização e receita como condição para listagem.

A GM, que perdeu 88 bilhões de 2005 até o primeiro trimestre de 2009, é uma antiga favorita no mercado de capitais, mas só se recuperou da concordata em julho do ano passado. A montadora apresentou lucro nos dois últimos trimestres.

(Por Clare Baldwin, Soyoung Kim e Kennix Chim)

Hospedagem: UOL Host